Solenidade realizada no Salão Nobre da Reitoria
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na tarde desta segunda (22/9) solenidade de boas-vindas a bolsistas do Programa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (PQDT). Realizado no Salão Nobre da Reitoria, o evento marcou o início de uma nova etapa para os pesquisadores contemplados com as bolsas de produtividade. A solenidade foi conduzida pela Reitora Nadir Nogueira, acompanhada pelo Vice-reitor, Edmilson Miranda, e do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras.
O PQDT foi instituído pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) com o objetivo de incentivar a competitividade, elevar a avaliação dos Programas de Pós-Graduação da UFPI e apoiar financeiramente projetos de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico reconhecidos por comitês avaliadores de agências, mas que não foram contemplados por restrições orçamentárias.
Em 2025, foram ofertadas 22 bolsas no valor mensal de R$ 1.100, com vigência prevista até 30 de setembro de 2026. A distribuição das bolsas seguiu critérios que buscam a equidade institucional, com 6 bolsas distribuídas por grande área do conhecimento, sendo 8 bolsas reservadas a pesquisadoras.
Nadir Nogueira, reitora da UFPI
Em sua fala, a reitora Nadir Nogueira enfatizou a importância do momento de acolhimento dos bolsistas e do incentivo à pesquisa por meio do Programa de Bolsas de Produtividade, o que também aumenta o sentimento de pertencimento dos pesquisadores. A Reitora ressaltou a oferta das bolsas reservadas às pesquisadoras como uma política que ainda se faz necessária para o equilíbrio de gênero. Destacou ainda que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e sustentabilidade são essenciais para o crescimento da Universidade. Por fim, celebrou a conquista de todos.
“Os avanços que estamos tendo na participação da UFPI em editais é resultado do trabalho de cada uma das nossas pesquisadoras e dos pesquisadores, que têm encontrado na Instituição um ambiente de fomento, de apoio e de incentivo ao desenvimento de suas pesquisas, disse Nadir Nogueira.
Vice-reitor da UFPI, Edmilson Miranda
O vice-reitor Edmilson Miranda pontuou que o programa de bolsas de produtividade da Universidade visa fomentar e incentivar os pesquisadores a continuar desenvolvendo seus projetos e concorrendo a editais. “O programa tem apresentado resultados positivos, com bolsistas que permanecem ativos e melhoram seus trabalhos. A Universidade se mostra satisfeita com a participação dos pesquisadores e destaca a importância do programa para aumentar a competitividade e a produção científica”, disse.
Pró-Reitor da Propesqi, Rodrigo Veras
Em apresentação de dados durante a solenidade, o Pró-Reitor da Propesqi, Rodrigo Veras, destacou o avanço significativo nos investimentos em pesquisa na UFPI e o reconhecimento cada vez maior em nível nacional da Instituição, evidenciado pelo aumento no número de bolsas de produtividade concedidas pelo CNPq. Atualmente, a UFPI conta com 107 bolsistas do CNPq, o que representa um crescimento de 21% em comparação com o ano de 2024. Segundo Veras, 44% desses bolsistas do CNPq hoje foram bolsistas da Universidade, conforme resultados de 2014 até 2025, período em que um total de 116 pesquisadores foram alcançados com políticas internas de fomento e valorização das pesquisas.
“A gente acredita que a excelência acadêmica vai ser construída através desses investimentos de maneira consistente no desenvolvimento dos nossos pesquisadores e pesquisadoras, na valorização da produção científica de qualidade.", afirmou.
Docente Francisco Jozivan Guedes, do Departamento de Filosofia, ex-bolsista UFPI e atual bolsista CNPq
Bolsista de Produtividade da UFPI entre 2020 e 2021 e hoje bolsista do CNPq, o Prof. Francisco Jozivan Guedes, do Departamento de Filosofia, afirmou que a Instituição tem um trabalho pioneiro em termos de bolsas de produtividade, com mérito reconhecido pelo CNPq e que isso é fundamental para a prática cotidiana de pesquisa. "Isso ajuda no ensino no dia a dia, os alunos recebem aulas mais qualificadas. A gente consegue mais fomento e mais visibilidade para a Instituição, então isso ajuda tanto a gente quanto pesquisador quanto a Universidade, a comunidade e a sociedade piauiense como um todo”, declarou o docente.
Pesquisadora Elaine Aparecida da Silva, bolsista produtividade UFPI pela terceira vez
Presente à solenidade, a pesquisadora Elaine Aparecida da Silva, docente do Departamento de Recursos Hídricos, Geotécnico e Saneamento Ambiental, do Centro de Tecnologia, foi selecionada como bolsista UFPI pela terceira vez. Ela enfatizou que a iniciativa da Universidade também demonstra a valorização da equidade de gênero na ciência.
“A destinação de bolsas para pesquisadores e a inclusão de um período adicional na avaliação de produtividade para aquelas que foram beneficiadas com licença-maternidade são ações que vão além da mera correção de desigualdades históricas. São um reconhecimento do potencial e da relevância da população científica feminina”, avaliou a pesquisadora.
Também participaram da solenidade os coordenadores de Pesquisa e Inovação da Propesq, João Marcelo de Castro; e de Infraestrutura de Pesquisa, Socorro Cruz; bem como os bolsistas de Produtividade UFPI: Benedito Batista, Dalton Dittz Júnior, Edna Maria Magalhães, Francisco Gleison da Costa, Glauber Dias, Guilherme Amaral, Humberto Medeiros, Johny Santana de Araújo, José Valdemir dos Reis, Kelson Romulo Teixeira, Wilson Vicente Souza e, participando online, Ana Roberta Vilarouca.